21 agosto, 2006

Relativizar...

Relativizar os acontecimentos é sempre um complexo exercício. Aquilo que para uns parece ser algo avassalador, para outros, pode parecer, à escala da sua existência, um acontecimento fútil e banal.

No entanto, só um sistema tão complexo como é a mente humana consegue, em simultâneo , problematizar, complexificar, e realizar de imediato as operações contrárias.

Confuso??? Passo a explicar, ou talvez não...

Esta noite, como muitas outras, fui dormir com uma questão, que me parecia avassaladora, injusta e muito mais. Até aqui nada de novo.

A verdade é que, tentando conversar sobre este "problema", a determinada altura se colocava a questão de saber até que ponto aquilo era de facto importante e porque não relativizar e bla, bla, bla...

O que é verdade é que fui realmente dormir a pensar que aquilo era uma grande M... .

(A partir daqui vem a parte que parece filme de terceira, mas não é)

A certa altura dou por mim a sonhar ( e aqui de facto Freud foi genial) estava na rua em que passei a minha infância a brincar com a malta da minha idade (espaço de grande prazer). Como diz o Sérgio Godinho "em sonhos, é sabido, não se morre". Não morri mas cresci, e ainda na minha rua de infância, já adulto, converso com uma menina pequenina que me pergunta: "posso ser neta da tua mãe?"; não porque fosse minha filha (ou talvez sim) mas porque era filha de ninguém, abandonada no mundo. Em simultâneo, vinda do nada, surge uma outra criança, um pouco mais velha, em cadeira de rodas eu olho para ela que tenta articular qualquer coisa e não consegue. Aqui acordo e dou-me conta da pequena importância do meu "grande problema".

Parece um acontecimento banal e até patético mas não deixou de me impressionar.

2 Comments:

At segunda-feira, agosto 21, 2006 1:06:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sem dúvida que tu melhor que ninguém, saberas interpretar esse sonho, mas cá para mim, vai ai uma grande confusão, mas estes momentos são normalmente ultrapassados com amor, boa sorte

 
At terça-feira, agosto 22, 2006 4:17:00 da tarde, Blogger Anne Marie said...

Sonha bem, vive melhor! Espero que fiques mesmo bem! Um beijo grande da tua amigAna

 

Enviar um comentário

<< Home